Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação

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Data
2008-10-24Autor
Oliveira, Patrícia dos Santos
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O presente trabalho visa descrever e analisar as percepções de pais cujo filho tem
indicadores de altas habilidades/superdotação, salientando a maneira como os pais
vêem as peculiaridades da criança, o comportamento desta e as características de
sua interação com a escola. Em primeiro lugar, discorremos brevemente sobre o
papel da família na abordagem das altas habilidades/superdotação. Seguimos
expondo a importância da identificação dos indicadores de altas
habilidades/superdotação para uma compreensão mais adequada dos portadores
destas características. Logo após, apresentamos os principais mitos que envolvem a
superdotação. Então, descrevemos os procedimentos metodológicos que utilizamos
nesta pesquisa qualitativa, a qual se apoiou principalmente na aplicação de um
questionário integrado por 14 (quatorze) questões, apresentado separadamente
para pai e mãe de uma criança com indicadores de altas habilidades/superdotação.
A posteriori, analisamos e discutimos os dados de maior relevância obtidos através
das respostas da família. Encerramos com as conclusões que este trabalho nos
proporcionou, almejando, em suma, contribuir por meio do mesmo para uma
abordagem mais abalizada da superdotação por parte da família e da escola.
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