Projeto político pedagógico da escola: uma construção coletiva
Abstract
A gestão democrática, enquanto expressão política da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (LDB) nº 9.394/96, está vinculada à formação da cidadania, por meio da
construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Nesta perspectiva, percebe-se a
importância da participação escolar que, com autonomia, tem a liberdade de decidir
os rumos da escola, principalmente ao construir seu próprio projeto. O presente
trabalho monográfico partiu do objetivo de promover a reflexão crítica acerca da
necessidade da construção coletiva da proposta política pedagógica da escola,
visando uma educação de qualidade e democrática. A pesquisa constituiu-se de
uma investigação bibliográfica, utilizando-se idéias de diferentes autores para
caracterizar os principais conceitos relativos ao problema proposto. Dessa forma,
foram identificados e analisados os principais conceitos relativos ao tema estudado.
Procurou-se entender e definir conceitos como: Projeto Político Pedagógico,
Importância da Avaliação do Projeto Político Pedagógico, Necessidade de um
Planejamento Escolar Coletivo e Participação e Gestão Democrática na Escola.
Conclui-se, portanto, ao final do mesmo que uma realidade escolar, a qual ainda se
explicita autoritária com idéias e ações individuais a gestão democrática, não
consegue avançar como referência de um trabalho participativo e coletivo na
construção da proposta política pedagógica.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: