Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlinke, Karina
dc.creatorOliveira, Cícero Santiago de
dc.date.accessioned2018-05-15T12:32:53Z
dc.date.available2018-05-15T12:32:53Z
dc.date.issued2008-03-14
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13192
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe current work, which was developed trough a qualitative approach, aims to deal with the management dynamics of popular preparation for university entry developed by Práxis – Popular Collective of Education, in Santa Maria, Rio Grande do Sul. In this way, the motivations that collect the agents in this educational space, the undertaken strategies to the activities development and the daily life dynamics of management of Práxis between 2000 e 2005 are the subject matter. The methodology developed was next to the critic epistemology giving primacy to the object analysis like a time and space delimited social construction and, like this, as a constituent part of a historic totality. The study is developed in a movement that seeks to situate the object in a broader historic social context to, then, return to the object and identify its specificities and dynamics of manifestation. It has to be observed that the project seeks to undertake a automanagement vision of management into the formal institution of teaching, the Universidade Federal de Santa Maria, in a process marked by conflicts between this and the institution as like the agents itself. At the same time its possible to identify between the lasts the constitution of a conspicuous management culture of radicalized democracy and the connection between reflection and practice in a dynamics which brings the group near to the anticapitalists contemporaries fights.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectAnticapitalists movementeng
dc.subjectUniversityeng
dc.titleO práxis - coletivo de educação popular e a universidade em movimentopor
dc.title.alternativeThe práxis – popular collective of education and the university in the movementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho, desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, tem como objetivo problematizar as dinâmicas de gestão do pré-vestibular popular desenvolvidas pelo Práxis – Coletivo de Educação Popular, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Nesta perspectiva, constituem temas de questionamento as motivações que agregam seus agentes neste espaço educacional, as estratégias empreendidas para o desenvolvimento das atividades e as dinâmicas cotidianas de gestão do Práxis, entre 2000 e 2005. A metodologia desenvolvida apropria-se de referenciais da epistemologia crítica, privilegiando a análise do objeto como uma construção social, delimitada no espaço e no tempo e, desta forma, como parte constituinte de uma totalidade histórica. O estudo é desenvolvido, assim, em um movimento que, partindo do objeto, procura situá-lo em um contexto histórico social mais amplo para, então, retornar ao objeto e identificar suas especificidades e dinâmicas de manifestação. Observa-se que o projeto Práxis busca empreender uma perspectiva de gestão autogestionária no interior de uma instituição de ensino formal, a Universidade Federal de Santa Maria, em um processo marcado por conflitos entre este e a instituição e entre seus agentes. Ao mesmo tempo identifica-se a constituição, entre estes, de uma cultura de gestão marcada pela radicalização de democracia e da articulação entre reflexão e prática, em uma dinâmica que aproxima o grupo das lutas anticapitalistas contemporâneas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto