O práxis - coletivo de educação popular e a universidade em movimento
Resumen
O presente trabalho, desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, tem como
objetivo problematizar as dinâmicas de gestão do pré-vestibular popular desenvolvidas
pelo Práxis – Coletivo de Educação Popular, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Nesta
perspectiva, constituem temas de questionamento as motivações que agregam seus
agentes neste espaço educacional, as estratégias empreendidas para o
desenvolvimento das atividades e as dinâmicas cotidianas de gestão do Práxis, entre
2000 e 2005. A metodologia desenvolvida apropria-se de referenciais da epistemologia
crítica, privilegiando a análise do objeto como uma construção social, delimitada no
espaço e no tempo e, desta forma, como parte constituinte de uma totalidade histórica.
O estudo é desenvolvido, assim, em um movimento que, partindo do objeto, procura
situá-lo em um contexto histórico social mais amplo para, então, retornar ao objeto e
identificar suas especificidades e dinâmicas de manifestação. Observa-se que o projeto
Práxis busca empreender uma perspectiva de gestão autogestionária no interior de uma
instituição de ensino formal, a Universidade Federal de Santa Maria, em um processo
marcado por conflitos entre este e a instituição e entre seus agentes. Ao mesmo tempo
identifica-se a constituição, entre estes, de uma cultura de gestão marcada pela
radicalização de democracia e da articulação entre reflexão e prática, em uma dinâmica
que aproxima o grupo das lutas anticapitalistas contemporâneas.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]
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