Contribuições das tecnologias de informação e comunicação no atendimento educacional especializado
Abstract
O presente estudo tem por objetivo investigar como os recursos tecnológicos são utilizados pelos professores do atendimento educacional especializado (AEE) e suas contribuições para o processo inclusivo destes sujeitos no ambiente escolar. Para a realização deste trabalho utilizou-se de teóricos que serviram como base para os eixos norteadores, quais sejam: tecnologias de informação e comunicação, inclusão e atendimento educacional especializado. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa, em que os sujeitos de pesquisa são os professores que atuam no AEE de um município do interior do RS. O instrumento de pesquisa foi um questionário com perguntas abertas e a análise dos resultados foi estruturada em três categorias de estudo: recursos, formação para as TIC, e trocas e percepções do corpo docente. Assim, foi possível verificar que as TIC estão sendo incorporadas nas práticas pedagógicas, bem como os recursos tecnológicos mais utilizados pelas professoras durante os atendimentos. Também foi possível identificar que grande parte das professoras que atuam no AEE realizam trocas e orientam as professoras da sala de aula regular quanto aos benefícios das TIC, no desenvolvimento destes alunos. Assim, conclui-se que as TIC fazem parte dos recursos utilizados no AEE e se configuram como ferramentas promissoras no desenvolvimento dos alunos público-alvo da Educação Especial.
Collections
The following license files are associated with this item: