Investigação sobre a utilização de tecnologias de informação por professores de Matemática da rede municipal de Santa Rosa
Resumen
Este artigo visa apresentar o resultado de estudos sobre a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, pelos educadores, nas escolas da Rede Municipal de Santa Rosa – RS, apontando as contribuições destes recursos na prática pedagógica e quais softwares matemáticos são mais conhecidos. O trabalho baseia-se na revisão bibliográfica do assunto, baseado em Bairral (2009); Miranda e Castro (2010) entre outros e pesquisa de campo com a realização da análise dos dados coletados, dados esses coletados a partir de questionários com professores de Matemática, procurando compreender e comprovar as possíveis dificuldades dos educadores em aplicar as tecnologias como ferramenta para o ensino e aprendizagem. Algumas questões são problematizadas com o objetivo de analisar e discutir sobre o tema, a fim de verificar o uso dos softwares nas aulas de Matemática e os motivos de sua utilização ou não por parte dos docentes. Ao final constatou-se os professores conhecem alguns softwares, mas encontram dificuldades para sua utilização, tanto e estrutura física, quanto em formação.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: