Software Desmos como ferramenta de ensino e aprendizagem de derivadas
Resumo
A presente pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, é exploratória e teve como público alvo 15 alunos da disciplina de Cálculo I, do curso de Agronomia, de uma instituição pública de ensino do RS. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e aplicar uma Unidade de Aprendizagem para o ensino de variações de funções através do conceito de derivadas, com auxílio do software Desmos, com a pretensão de responder a nossa questão de pesquisa: Quais as contribuições do software Desmos para a aprendizagem de variações de funções referentes ao conceito de derivadas? A presente questão surgiu através da observação da turma na qual seria desenvolvida uma intervenção pedagógica proposta por uma disciplina de Mestrado. Através desta observação foi possível diagnosticar algumas dificuldades dos alunos referentes a compreensão das funções, seus gráficos e o conceito de derivadas, bem como perceber que a turma era bastante heterogênea e introvertidos. Frente a estas dificuldades partiu-se para a construção e aplicação de uma Unidade de Aprendizagem que contemplasse atividades exploratórias de construção de gráficos de funções com o software Desmos, e análise do comportamento da função e de suas derivadas de primeira e segunda ordem, com o objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e incentivar sua participação e autonomia durante as aulas. De modo geral as contribuições para a aprendizagem se deram no aspecto da visualização, análise e comparação, o que proporcionou aos alunos um ambiente de descoberta, tornando o ensino mais dinâmico e interessante.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: