Materiais alternativos em auxílio à educação ambiental para aplicação de práticas no ensino médio de biologia
Resumen
Partindo-se da certeza de que aulas exclusivamente teóricas são
insuficientes para um bom aprendizado do conteúdo de Biologia do ensino
médio e, de que, entre muitas técnicas que complementam tais aulas, a
atividade prática, se bem trabalhada, é uma das melhores formas de se
complementar a teoria, mas que, tais atividades não podem ser adotadas por
muitas escolas devido ao custo elevado dos materiais e a falta de
laboratórios, o presente estudo se propôs a buscar materiais alternativos de
baixo custo, como os descartáveis, que pudessem substituir os materiais
caros de laboratório (Beckers, pipetas, etc.), e proporcionar com a valoração
dos resíduos, através da reutilização de materiais, o desenvolvimento de
uma educação ambiental na escola. Também se propôs a mostrar que a
maioria das atividades pode ser desenvolvida na própria sala de aula,
provando que é possível adotar aulas práticas em qualquer escola, com
qualquer estrutura econômica. Através da fundamentação teórica, procurouse,
ainda, explorar a importância de uma aula atualizada e dinâmica frente
ao aprendizado do aluno e, assim, incentivar os professores a adotá-las.
Concluiu-se que alguns materiais como microscópio, reagentes e vidrarias a
ser aquecidas, não podem ser substituídos, mas são poucas as atividades em
que estes são necessários, o que falta é incentivo nas escolas para que o
professor venha aperfeiçoar sua didática, já que tal método foi aprovado por
alunos, quando aplicado na Escola E. Manoel Ribas, de Santa Maria/RS.
Colecciones
- Educação Ambiental [190]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: