Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorPrado, Flávia Regina Oliveira do
dc.date.accessioned2018-05-24T15:13:11Z
dc.date.available2018-05-24T15:13:11Z
dc.date.issued2011-10-24
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13246
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe experience gained with a group of working women, housewives and women with children that after a long time away returned to school having adult education - Youth and Adult Education, the Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB), motivated the development of this research. In this work, I wanted to know about the life histories of women who decided to complete their studies through the courses offered by PROEJA at IFF – Instituto Federal Farroupilha of Santa Maria, RS. I researched about the motivations that made them return to take these courses. The study was conducted with five women. I analyzed how they manage their daily activities with school life, seeking to understand the expectations of life created by PROEJA. In this qualitative research, interview, field report, and observation were used as data collection technique. To better understand the motivations of these women I used various images of women, mostly anonymous, and some paper strips with the words: attitude, hardworking, courage, boldness, persistence, overcoming and upbeat as dynamic techniques applied in different meetings in order to provoke a reflection and self-knowledge through the choices made by them. I sought to understand how they articulate their prior knowledge to the information acquired by formal education, taking into account that the PROEJA is a program that seeks the integral formation of students. In this sense, reflections on the role of the teacher as an educator of adults in the lives of these women were made.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectTrabalhopor
dc.titleMulheres com idade mais avançada e a Inserção no PROEJApor
dc.title.alternativeWomen with more advanced age and integration in PROEJAeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoA experiência que adquiri com um grupo de mulheres trabalhadoras, do lar e com filhos que, após longo afastamento, retornaram à escola, através da EJA – Educação de Jovens e Adultos, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - IEEOB, motivou o desenvolvimento dessa pesquisa. Nesse trabalho, pretendi conhecer a trajetória de vida das mulheres que decidiram concluir seus estudos através dos cursos oferecidos pelo PROEJA, no IFF - Instituto Federal Farroupilha da região de Santa Maria, RS. Procurei, também, saber quais as motivações que as fizeram retornar nesses cursos. No desenvolvimento da pesquisa, realizada com 5 mulheres, analisei como elas administram as atividades do seu cotidiano com a vida escolar, buscando entender as expectativas de vida criadas por elas através do PROEJA. Nessa pesquisa qualitativa usei como técnica de coleta de dados a entrevista, o diário de campo e a observação. Para melhor compreender as suas motivações, usei imagens de várias mulheres, a maioria anônimas, e algumas fichas com as palavras: atitude, batalhadora, coragem, ousadia, persistência, superação e vitoriosa como dinâmicas aplicadas em diferentes encontros, a fim de provocar uma reflexão e o autoconhecimento através das escolhas realizadas, por elas. Interesseime por compreender como elas articulam seus conhecimentos prévios aos conhecimentos adquiridos pela formalidade escolar, levando em conta que o PROEJA é um programa que visa à formação integral do estudante. Nesse sentido, provoquei reflexões sobre o papel do professor, enquanto educador de adultos, na vida dessas mulheres.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples