dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Prado, Flávia Regina Oliveira do | |
dc.date.accessioned | 2018-05-24T15:13:11Z | |
dc.date.available | 2018-05-24T15:13:11Z | |
dc.date.issued | 2011-10-24 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13246 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The experience gained with a group of working women, housewives and women with
children that after a long time away returned to school having adult education - Youth
and Adult Education, the Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB),
motivated the development of this research. In this work, I wanted to know about the
life histories of women who decided to complete their studies through the courses
offered by PROEJA at IFF – Instituto Federal Farroupilha of Santa Maria, RS. I
researched about the motivations that made them return to take these courses. The
study was conducted with five women. I analyzed how they manage their daily
activities with school life, seeking to understand the expectations of life created by
PROEJA. In this qualitative research, interview, field report, and observation were
used as data collection technique. To better understand the motivations of these
women I used various images of women, mostly anonymous, and some paper strips
with the words: attitude, hardworking, courage, boldness, persistence, overcoming
and upbeat as dynamic techniques applied in different meetings in order to provoke a
reflection and self-knowledge through the choices made by them. I sought to
understand how they articulate their prior knowledge to the information acquired by
formal education, taking into account that the PROEJA is a program that seeks the
integral formation of students. In this sense, reflections on the role of the teacher as
an educator of adults in the lives of these women were made. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.title | Mulheres com idade mais avançada e a Inserção no PROEJA | por |
dc.title.alternative | Women with more advanced age and integration in PROEJA | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | A experiência que adquiri com um grupo de mulheres trabalhadoras, do lar e com
filhos que, após longo afastamento, retornaram à escola, através da EJA –
Educação de Jovens e Adultos, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac -
IEEOB, motivou o desenvolvimento dessa pesquisa. Nesse trabalho, pretendi
conhecer a trajetória de vida das mulheres que decidiram concluir seus estudos
através dos cursos oferecidos pelo PROEJA, no IFF - Instituto Federal Farroupilha
da região de Santa Maria, RS. Procurei, também, saber quais as motivações que as
fizeram retornar nesses cursos. No desenvolvimento da pesquisa, realizada com 5
mulheres, analisei como elas administram as atividades do seu cotidiano com a vida
escolar, buscando entender as expectativas de vida criadas por elas através do
PROEJA. Nessa pesquisa qualitativa usei como técnica de coleta de dados a
entrevista, o diário de campo e a observação. Para melhor compreender as suas
motivações, usei imagens de várias mulheres, a maioria anônimas, e algumas fichas
com as palavras: atitude, batalhadora, coragem, ousadia, persistência, superação e
vitoriosa como dinâmicas aplicadas em diferentes encontros, a fim de provocar uma
reflexão e o autoconhecimento através das escolhas realizadas, por elas. Interesseime
por compreender como elas articulam seus conhecimentos prévios aos
conhecimentos adquiridos pela formalidade escolar, levando em conta que o
PROEJA é um programa que visa à formação integral do estudante. Nesse sentido,
provoquei reflexões sobre o papel do professor, enquanto educador de adultos, na
vida dessas mulheres. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |