Mulheres com idade mais avançada e a Inserção no PROEJA
Fecha
2011-10-24Autor
Prado, Flávia Regina Oliveira do
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A experiência que adquiri com um grupo de mulheres trabalhadoras, do lar e com
filhos que, após longo afastamento, retornaram à escola, através da EJA –
Educação de Jovens e Adultos, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac -
IEEOB, motivou o desenvolvimento dessa pesquisa. Nesse trabalho, pretendi
conhecer a trajetória de vida das mulheres que decidiram concluir seus estudos
através dos cursos oferecidos pelo PROEJA, no IFF - Instituto Federal Farroupilha
da região de Santa Maria, RS. Procurei, também, saber quais as motivações que as
fizeram retornar nesses cursos. No desenvolvimento da pesquisa, realizada com 5
mulheres, analisei como elas administram as atividades do seu cotidiano com a vida
escolar, buscando entender as expectativas de vida criadas por elas através do
PROEJA. Nessa pesquisa qualitativa usei como técnica de coleta de dados a
entrevista, o diário de campo e a observação. Para melhor compreender as suas
motivações, usei imagens de várias mulheres, a maioria anônimas, e algumas fichas
com as palavras: atitude, batalhadora, coragem, ousadia, persistência, superação e
vitoriosa como dinâmicas aplicadas em diferentes encontros, a fim de provocar uma
reflexão e o autoconhecimento através das escolhas realizadas, por elas. Interesseime
por compreender como elas articulam seus conhecimentos prévios aos
conhecimentos adquiridos pela formalidade escolar, levando em conta que o
PROEJA é um programa que visa à formação integral do estudante. Nesse sentido,
provoquei reflexões sobre o papel do professor, enquanto educador de adultos, na
vida dessas mulheres.