Os desafios do coordenador pedagógico na implementação do ensino fundamental de nove anos
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Data
2011-09-16Autor
Pires, Daniela Quartieri Simões
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Este trabalho final de pós-graduação traz reflexões sobre a importância do papel da coordenação pedagógica na formação continuada dos professores que atuam no ensino fundamental de nove anos de duração, com a inclusão das crianças de 6 anos no primeiro ano. A partir dessa temática tem-se como objetivo geral: analisar a mediação da coordenação pedagógica na formação continuada dos professores de ensino fundamental de nove anos e as repercussões no trabalho pedagógico. Neste sentido, os objetivos específicos são os seguintes: identificar e refletir sobre as dificuldades encontradas pelos professores em sua atuação docente no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos; identificar diante da inclusão de crianças de seis anos no Ensino Fundamental, quais momentos de formação continuada são proporcionados aos professores e que contribuições isso lhes traz para a prática pedagógica. Para embasar as reflexões em torno dessa questão, realizou-se uma pesquisa em referenciais teóricos, considerados adequados ao tema. Esse estudo é apresentado nos seguintes capítulos do referencial teórico, intitulado: A formação continuada: Um processo de reflexão e envolvimento no fazer pedagógico dos docentes no Ensino fundamental de nove anos; um segundo capítulo: O lugar da criança e da infância na organização do ensino Fundamental de nove anos e o terceiro: Legislação do Ensino Fundamental de nove anos e sua organização nas escolas. O trabalho foi embasado, principalmente, em Libâneo (2004), Veiga (2004), Alarcão (2001), Heywood (2004), Delgado e Müller (2005), Nóvoa (1995), Lelis (2008) e Schön (1995). A partir do estudo bibliográfico, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de entrevista com questionário aplicado junto aos coordenadores pedagógicos e professores em duas escolas, da rede pública estadual e duas da rede municipal do município de Santa Maria/RS. A intenção foi conhecer e analisar o trabalho pedagógico e a mediação da coordenação pedagógica, na formação continuada dos professores de ensino fundamental de nove anos durante a implementação da Lei nº 11.274, de fevereiro de 2006, que instituiu o Ensino Fundamental de nove anos de duração, com a inclusão das crianças de seis anos.
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- Gestão Educacional - EaD [951]
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