O gestor educacional e o projeto político-pedagógico: um estudo sobre a gestão democrática
Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar os procedimentos de gestão de uma escola da rede pública estadual, localizada na zona rural do município de Candelária/RS. O foco da pesquisa se pauta no estudo da relação entre o que consta nos documentos escolares e o que a equipe diretiva implementa no sentido de democratizar o ambiente escolar, bem como na análise das habilidades, atitudes e práticas desses gestores. Para atingir esses objetivos, desenvolveu-se um trabalho de cunho qualitativo que contemplou em sua metodologia a pesquisa documental e a aplicação de questionário ao diretor, a uma vice-diretora e a uma supervisora. Verificou-se, nos documentos e nas respostas dos gestores, que há um esforço constante para aprimorar as práticas no sentido de promover ações que busquem a integração e tragam, principalmente, o segmento pais ao educandário, sendo esse um desafio citado tanto no Projeto Político-Pedagógico quanto nas respostas dadas ao questionário pelos gestores entrevistados. Além disso, se evidenciou que a gestão democrática é uma conquista/processo que demanda tempo, estratégias e determinação. Conclui-se que, apesar da dificuldade de colocar em prática princípios da gestão democrática, a equipe diretiva busca realizar ações no sentido de promover a participação dos segmentos escolares, pois acredita que esse é o principal caminho para melhorar a qualidade do ensino e proporcionar aos alunos uma formação mais completa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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