Educação ambiental: uma percepção crítica sobre resíduos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, Panambi/RS
Visualizar/ Abrir
Data
2011-12-20Autor
Pautz, Andréia Cristina Arnold
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente monografia objetivou o estudo da construção da consciência ambiental junto aos
educandos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor em Panambi – RS tendo
como público alvo os alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Levando-se
em consideração a educação ambiental como motivadora para a construção de uma
consciência ambiental buscou-se verificar de que maneira a referida escola se posiciona frente
à temática ambiental, procurando analisar as propostas para este trabalho. Além disso,
procurou-se observar como os educandos se posicionam frente à temática ambiental,
considerando especialmente as atitudes relacionadas à produção de resíduos. Em último
momento buscou-se o despertar para uma consciência ambiental com alunos do Quarto Ano
do Ensino Fundamental, através de atividades que conduzam à reflexão sobre suas atitudes
para com o meio ambiente. Utilizou-se os Parâmetros Curriculares Nacionais, relativo ao
tema transversal Meio Ambiente como suporte metodológico para o desenvolvimento da
pesquisa. O método utilizado foi a pesquisa participante, centrando-se na busca da reflexão
sobre o compromisso que cada indivíduo tem para com o meio ambiente. Constatou-se que
existem propostas e ações desenvolvidas pela escola no sentido de potencializar a construção
de uma consciência ambiental. Observou-se ainda que os educandos possuem conhecimento
sobre a importância de se preservar o meio ambiente que os circunda, entretanto, esse
conhecimento não é colocado em prática através de ações que demonstrem responsabilidade
ambiental, revelando que ainda há que se despertar para a preservação ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: