Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (8.368Mb)
Data
2007
Autor
Costa, Maria Bela Saucedo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O principal objetivo desta pesquisa é provocar uma discussão sobre as possíveis causas do fracasso escolar do aluno surdo evidenciado por meio do alto índice de reprovação e repetência. Neste trabalho, são apontadas possibilidades que poderão contribuir para o desenvolvimento das potencialidades desses sujeitos. Utiliza-se, inicialmente, a abordagem quantitativa para levantar dados sobre o tempo de permanência de uma adolescente surda na escola comum para cursar as séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de São Borja - RS. Em relação a seus colegas ouvintes, pode-se perceber que o sujeito que fez parte desta pesquisa foi quem mais reprovou, permanecendo assim por mais tempo nas mesmas séries escolares. Essa aluna surda, hoje com quinze anos de idade, esta cursando pela terceira vez a quarta série do Ensino Fundamental. A adolescente, convencionada neste estudo de "M", teve atendimento em estimulação precoce na área da fala segundo a teoria oralista de educação para surdos. Após dez anos de oralização, M tece contato com a língua de sinais, mas seu convívio social e interativo com outros surdos é precário. Em conseqüência disso, ela não tem domínio da língua de sinais e alguns sinais adquiridos acabam sendo esquecidos. Além disso, ela demonstra não gosta do atendimento que visa a reforçar os conteúdos da escola. Com esta pesquisa, busca-se entender a respeito da importância da aquisição de uma língua e sua relação com o desenvolvimento cognitivo, bem como o papel da educação que visa a atender ao aluno surdo incluído na escola comum.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1337
Coleções
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos [42]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.