Integração das TIC no contexto escolar: possibilidades e implicações educacionais
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo, a partir do relato de uma experiência vivida, discutir
possibilidades e implicações educacionais quanto à integração das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) no contexto escolar, em uma escola Estadual de Ensino Fundamental,
localizada na zona rural, geograficamente considerada de difícil acesso. Usa-se nesse estudo, a
metodologia qualitativa, estudo de caso como procedimento técnico. Mediante uma intervenção
pedagógica na turma de quarta série, com o Projeto Jornal Escolar, com base nos princípios da
Pedagogia de Projetos, foi observado que é possível integrar as TIC analógicas e digitais, no
contexto escolar, mesmo sem computadores conectados a internet. Obteve-se como resultado um
ensino pautado na criação/ apropriação de novos ambientes de trabalho, possibilitando aos alunos
aprendizagem contextualizada e com significado. Tais resultados foram percebidos por meio do
empenho, dedicação e do comprometimento dos envolvidos. Também o presente estudo mostra a
importância da capacitação dos professores para a integração das TIC na sala de aula e traz como
alternativa a Modalidade EAD, principalmente aos professores da zona rural.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: