Refletindo sobre o uso de celulares e câmeras digitais no ambiente escolar
Resumo
O presente trabalho teve como pressuposto entender o que está acontecendo no dia a dia da
sala de aula frente às novas tecnologias, tais como celulares e câmaras digitais, sendo que
estas ferramentas são de constante usabilidade pela comunidade escolar. Seu objetivo foi abrir
para uma sondagem, análise e reflexão sobre a utilização destas mídias no ambiente escolar.
Como metodologia, adotou-se um estudo de caso e levantamento, envolvendo alunos e
professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Os dados foram coletados através da aplicação de instrumentos de pesquisa, com perguntas
claras e diretas, buscando identificar os prós e os contra da utilização dessas mídias, no
ambiente escolar. Constatou-se com a pesquisa que, mesmo os alunos estando carregando em
suas mochilas celulares de diversos tipos e modelos, com grande aquisição de conhecimentos
não formais. A escola precisa refletir na busca de integrar práticas pedagógicas mais
significativas com os recursos oferecidos pelas tecnologias móveis do contexto atual. Como
culminância, selecionou-se um grupo de alunos para a produção de vídeos de um minuto, com
o tema: “As melhores coisas do cotidiano escolar”, fazendo uso de seus celulares e câmaras
digitais, com mensagens de otimismo, sentimento, alegria e trabalho voluntário, para
apresentando-os à comunidade escolar.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: