A interdisciplinaridade em diferentes contextos educacionais: contribuições para o ensino de biologia
Abstract
O presente trabalho investigou como a interdisciplinaridade está presente em diferentes contextos de ensino de Biologia. Esta pesquisa utilizou abordagem quanti-qualitativa, por meio de análise documental, questionários semiestruturados e de intervenções. Inicialmente foram analisadas questões sobre a temática Vírus presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 1998 a 2014, para identificar como a interdisciplinaridade e contextualização estavam presentes. Na sequência participaram da pesquisa 473 estudantes concluintes do Ensino Médio (EM) e 43 professores de Biologia de 17 escolas pertencentes a diferentes municípios do Rio Grande do Sul (RS), além de 79 estudantes do curso de graduação em Ciências Biológicas de três instituições de Ensino Superior do estado. Ainda, foram sujeitos de investigação alunos e professores de uma turma da modalidade EJA de uma escola estadual da região central e um grupo de professores da Educação Básica participantes de um curso de formação continuada de outra escola estadual da região noroeste do RS. Os resultados desta pesquisa mostraram que o ensino de Biologia, no formato atual, não favorece o desenvolvimento de abordagens interdisciplinares na escola. As análises das provas do ENEM apontaram que, a contextualização e interdisciplinaridade, embora presentes nas questões, não são exigidas para a resolução. A investigação com alunos e professores do EM mostrou que existem interesses diferentes entre os dois grupos. Enquanto o primeiro quer aprender temas atuais, que permitem relações entre a Biologia e as outras áreas do conhecimento, os professores de Biologia priorizam em suas aulas o que está no livro didático. Quando comparados aos licenciandos de Biologia, os professores de Biologia demonstraram maior dificuldade em selecionar conteúdos da temática Vírus de uma listagem inicial. Entretanto, os professores possuem mais facilidade em relacionar os assuntos entre as diferentes áreas do conhecimento do que os licenciandos. A implementação da metodologia das Ilhas de Racionalidade na EJA incentivou o protagonismo e criticidade dos alunos. A avaliação de uma metodologia que auxilia na organização de atividades interdisciplinares, a partir da construção de esquemas relacionais, demonstrou ter um bom potencial durante o curso de curta duração ministrado para um grupo de professores da Educação Básica. Espera-se que os resultados desse conjunto de investigações subsidiem, além de novas pesquisas, novos olhares sobre o ensino de Biologia, contribuindo para que o conhecimento seja visto de forma menos fragmentado.
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