Inclusão de alunos com déficit cognitivo na escola regular, e agora?
Abstract
O presente trabalho de pesquisa procura refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola de ensino fundamental, da rede pública municipal, com os alunos que apresentam déficit cognitivo. Os dados obtidos durante as entrevistas foram agrupados em cinco eixos temáticos: o que os professores sabem a respeito da inclusão; que fatores são mais relevantes para que o aluno com déficit cognitivo aprenda; práticas pedagógicas e inclusão; adaptações curriculares; e desafio da inclusão e responsabilidades. As experiências aqui relatadas permitiram analisar se a inclusão de alunos com déficit cognitivo na escola pesquisada está proporcionando aos professores mudanças e dando novos significados à sua prática docente e também se esses educadores estão buscando diferentes estratégias, ao promoverem adaptações curriculares propondo-se a uma educação que contemple todos os alunos. Com certeza, aqueles que esperam um “receituário” para o trabalho com alunos que apresentam déficit cognitivo se decepcionarão. No entanto, os que procuram um ponto de partida para buscar algumas respostas às suas indagações sobre a prática pedagógica na inclusão, terão uma ótima oportunidade de conhecer as tentativas de erros e acertos de professores comprometidos em fazer uma educação de qualidade na diversidade.
Collections
The following license files are associated with this item: