A relação avaliação e prática pedagógica na perspectiva da inclusão do aluno com déficit cognitivo
Abstract
O presente estudo é o resultado de uma pesquisa realizada numa escola da rede
municipal do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, cujo objetivo fundamental foi
o de encontrar respostas para a seguinte questão problema: Como os professores
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de
Teófilo Otoni utilizam os recursos da avaliação escolar dos alunos que apresentam
Déficit Cognitivo para planejar e organizar a prática pedagógica? Para atender tal
objetivo, fez-se necessário a realização de um trabalho de observação investigativa,
no qual participaram cinco professoras que têm em suas salas de aula alunos que
possuem laudo de deficiência mental e/ou déficit cognitivo. O estudo está
fundamentado nas contribuições de Beyer (2006), Carvalho (2005), Mantoan (1989,
1997, 2003) e Raiça (2006). A investigação exigiu uma reflexão em torno das
seguintes questões: compreensão das professoras acerca do processo de
aprendizagem do aluno com déficit cognitivo, formação docente, avaliação dos
alunos com diagnóstico de déficit cognitivo e o planejamento das ações pedagógicas
em prol das aprendizagens. Os dados forneceram informações que possibilitaram
analisar se as avaliações estão a serviço dos educadores na tomada de decisões
que contribuam para o aprimoramento de respostas adequadas às necessidades
dos alunos. A pesquisa aponta para a necessidade de se repensar o currículo e a
forma de ensinar e avaliar na educação inclusiva. Entretanto, os professores ainda
não estão preparados (ou formados) para perceber que a avaliação é parte
essencial do processo de ensinar e aprender, o que implica numa nova postura dos
mesmos na prática docente. Diante disso, urge que se busque transformar a prática
pedagógica através da adequação de diferentes metodologias e estratégias de
ensino para que aconteça a articulação entre avaliação e ação pedagógica na lógica
do planejamento, visando, assim, a superação das necessidades educativas
especiais observadas.
Collections
The following license files are associated with this item: