Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Cristiane Berenice Caraveta dos
dc.date.accessioned2018-06-14T18:29:03Z
dc.date.available2018-06-14T18:29:03Z
dc.date.issued2017-07-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13406
dc.description.abstractThis research is part of the Public Policy and Management line, linked to the Master's Course in Professional and Technological Education of the Industrial Technical College of Santa Maria and of the Federal University of Santa Maria ITCSM/FUSM and consisted in analyzing the perceptions of the graduates of the Special Program of Graduation (SPG) for Teacher Training for the Professional Education of the FUSM, in relation to their formation and action as teachers. Thus, it was sought to identify the perceptions of the graduates of the period between 2010-2015, who act or acted in teaching, with a view to outlining their professional profile and analyzing these perceptions. Based on the perspective of authors such as: Tardif, Nòvoa, Garcia, Zabalza, Cunha, Gauthier, the research is characterized as case study. A semi structured questionnaire was used online through the Google Forms platform, and interviews through the Whatsapp application. Nine hundred and fifty-two questionnaires were sent and four interviews were conducted. The information was selected according to the inclusion and exclusion criteria established for the research and submitted to content analysis. Finally, the results showed that the graduates understand the dimensions involved in the in the teacher's activities and the need for innovation and dynamism in the classes, however, it is noticed, through the reports, that their classes are guided by the reproduction of traditional procedures.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectPolíticas de formação docentepor
dc.subjectPercepções de egressospor
dc.subjectProfessional eeducationeng
dc.subjectTteacher ttraining policieseng
dc.subjectPperceptions of graduateseng
dc.titleDo bacharelado a docência: percepções dos egressos do PEG/UFSM quanto a atuação profissional docentepor
dc.title.alternativeOf the bachelor to teaching: perceptions of graduates of the SPG/FUSM as to the teaching professional activitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere na linha de Políticas Públicas e Gestão vinculada ao curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e consistiu em analisar as percepções dos egressos do Programa Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria - PEG/UFSM, em relação à sua formação e atuação enquanto professores. Assim, buscou-se identificar as percepções dos egressos do período compreendido entre 2010-2015 que atuam ou atuaram na docência, com vistas a delinear seu perfil profissional e analisar essas percepções. Embasada na perspectiva de autores como: Tardif, Nòvoa, Garcia, Zabalza, Cunha, Gauthier, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso. Utilizou-se um questionário semiestruturado online, pela plataforma Google Forms, e entrevistas pelo aplicativo Whatsapp. Foram enviados novecentos e cinquenta e dois questionários e realizadas quatro entrevistas. As informações foram selecionadas de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para a pesquisa e submetidas à Análise do Conteúdo de Bardin. Por fim, os resultados demonstraram que os egressos compreendem as dimensões envolvidas na atuação docente e a necessidade de inovação e dinamismo nas aulas, entretanto, percebe-se, através dos relatos, que suas práticas pautam-se pela reprodução de procedimentos tradicionais.por
dc.contributor.advisor1Quadros, Claudemir de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9506136012570087por
dc.contributor.referee1Cecchim, Andréa Forgiarini
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4684285806758483por
dc.contributor.referee2Nogueira, Vanessa dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7836479740752337por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297742657401176por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International