Do bacharelado a docência: percepções dos egressos do PEG/UFSM quanto a atuação profissional docente
Abstract
Esta pesquisa se insere na linha de Políticas Públicas e Gestão vinculada ao curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e consistiu em analisar as percepções dos egressos do Programa Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria - PEG/UFSM, em relação à sua formação e atuação enquanto professores. Assim, buscou-se identificar as percepções dos egressos do período compreendido entre 2010-2015 que atuam ou atuaram na docência, com vistas a delinear seu perfil profissional e analisar essas percepções. Embasada na perspectiva de autores como: Tardif, Nòvoa, Garcia, Zabalza, Cunha, Gauthier, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso. Utilizou-se um questionário semiestruturado online, pela plataforma Google Forms, e entrevistas pelo aplicativo Whatsapp. Foram enviados novecentos e cinquenta e dois questionários e realizadas quatro entrevistas. As informações foram selecionadas de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para a pesquisa e submetidas à Análise do Conteúdo de Bardin. Por fim, os resultados demonstraram que os egressos compreendem as dimensões envolvidas na atuação docente e a necessidade de inovação e dinamismo nas aulas, entretanto, percebe-se, através dos relatos, que suas práticas pautam-se pela reprodução de procedimentos tradicionais.
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