Educação financeira no ensino fundamental: uma análise das condições existentes para sua implementação
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo das condições existentes para o desenvolvimento da
Educação Financeira no Ensino Fundamental. Inicialmente, buscou-se, através de uma
investigação histórica, verificar como se constituiu essa área do conhecimento. Em seguida,
procurou-se promover uma reflexão sobre a maneira como são desenvolvidos conhecimentos
pertinentes a aprendizagem dos princípios básicos de operações comerciais e operações
financeiras, que são conceitos imprescindíveis para a compreensão do funcionamento do
comércio e do mercado financeiro. Esta reflexão foi feita a partir da análise dos conceitos
encontrados em um livro específico de Matemática Financeira e dos conceitos abordados em
alguns livros didáticos destinado às 6ª série do Ensino Fundamental, mais especificamente,
nos capítulos que tratam de conhecimentos relacionados ao assunto pesquisado.Portanto,com
base na pesquisa bibliográfica e documental e na atuação de profissionais da área de
finançasfavoráveis a inserção da Educação Financeira nos currículos escolares, essa
monografia de caráter exploratório se propõe a responder aos seguintes problemas de
pesquisa: quais os fatores que caracterizam a carência no desenvolvimento da capacitação
financeira dos indivíduos nos âmbitos escolares. Examinou-se o estado da arte sob um novo
enfoque – conceitual – obtendo conclusões que possam convencer os atuantes na educação da
importância desta área do conhecimento e alertardos cuidados necessários para não cometer
equívocos que ferem as definições envolvidas ao desenvolver atividades para os alunos.
Collections
- Educação Matemática [27]
The following license files are associated with this item: