Diagnóstico da produção científica da educação física sobre envelhecimento e gênero
Resumo
Devido ao grande número de trabalhos sobre envelhecimento humano apontarem que o
gênero é determinante na forma como o indivíduo envelhece. Assim, o presente estudo
tem o objetivo de fazer um diagnóstico da produção científica da educação física acerca
do assunto Envelhecimento e Gênero, pesquisando, exclusivamente em meio on-line, as
seguintes fontes: diretório de grupos de pesquisa do CNPQ; teses e dissertações do
banco de teses da CAPES e da base de teses da UNATI/UERJ; artigos científicos em
periódicos da educação física e da biblioteca virtual em saúde BIREME. Os resultados
apontam 17 grupos de pesquisa, um baixo número de trabalhos tanto em teses e
dissertações quanto artigos sobre o tema, essa baixa produção de conhecimento
podemos atribuir a uma tradição da educação física e da grande área da saúde pelo
desenvolvimento de estudos empíricos em detrimento dos fenomenológicos, há ainda a
dificuldade em relação ao uso de palavras-chave, pois são muitos os falso-positivos.
Portanto, ao refletirmos porque na maioria dos trabalhos sobre idosos cita-se que o
gênero é determinante no modo como o indivíduo envelhece e são tão reduzidos
trabalhos acadêmicos que tratem do assunto mesmo com um grande número de
pesquisadores envolvidos, podemos referir a necessidade de novos estudos na temática do trabalho, que ampliem as possibilidades de reflexão e busquem sistematizar e atualizar os conteúdos.