Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte
Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte
Abstract
Esta dissertação se propõe a abordar os currículos possíveis a partir de um currículo escolar experienciado ao articular a temática da história da arte nas aulas do ensino fundamental. Considera-se os processos de apropriação dos planejamentos escolares e as relações entre os conceitos de: rizoma, linhas e corpo-sem-órgãos de Deleuze e Guattari (2011, 2012). O modo como a pesquisa se deu foi pelo deslocamento entre as experiências como docente-discente, entre a escola e os espaços da pós-graduação. Objetivou-se potencializar um currículo rizomático (GALLO, 2007), e problematizar este currículo pelo viés da de-formação (SILVA, 2004), no que tange aos seus possíveis desvios. Neste sentido, os processos de apropriação, a partir de Archer (2012), Argan (2006) e Chiarelli (2002), apresentaram possibilidades de invenções de um currículo no campo educacional, aliado às filosofias da diferença, a partir dos escritos de Deleuze e Guattari. A problematização desta pesquisa perpassou a seguinte questão: O que pode o currículo entre as apropriações e a história da arte e o que podem as apropriações para de-formar o currículo e a história da arte? A metodologia adotada foi a cartografia como forma de produzir os percursos de uma docência em vias de realizar-se. Estas linhas que articularam o currículo em artes visuais, escrevem-se como uma experiência, uma possibilidade, diante dos variados percursos que cada docência traça para si.
Collections
The following license files are associated with this item: