Material didático multimídia: potencializando o ensino de química para o curso de agronomia
Resumo
O acesso às universidades públicas federais é tão importante quanto a permanência dos estudantes nestas instituições, uma vez que é através da produção do conhecimento que se formam os profissionais que irão atuar no mercado competitivo das mais diversas áreas. No intuito de acolher os estudantes que chegam à universidade com uma carga de conhecimento muito diferenciada, faz-se necessário que os conceitos sejam trabalhados de maneira contextualizada, para que o estudante perceba que os conteúdos abordados em sala de aula estão relacionados às suas vivências, assim como as atividades inerentes ao seu curso. Dentro da área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e democratização, na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do PPGTER- UFSM, iremos trabalhar com a produção de material didático para a disciplina QMC 1032 Química Agronomia, que é de grande relevância, pois requer a escolha de conteúdos e exige um movimento de transposição do saber sábio (científico) para o saber ensinado. Destaca-se ainda que o material didático potencializa o aprendizado quando as informações nele contidas são relevantes e relacionam-se a outras ideias, conceitos que ancorem novos conceitos. Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir para diminuir a lacuna existente entre as disciplinas do ciclo básico de formação, especificamente a química, e as disciplinas profissionalizantes. A pesquisa proposta possui caráter qualitativo e configura-se como uma pesquisa-ação, na qual os sujeitos da pesquisa serão os estudantes do primeiro semestre do curso de Agronomia da UFSM, os professores envolvidos na disciplina e a pesquisadora que aqui escreve. A pesquisa será desenvolvida em seis etapas, envolvendo, estudo exploratório do material didático utilizado atualmente, análise das concepções dos professores em relação ao material didático usado, bem como sua contextualização na referida disciplina, pesquisa e planejamento das atividades experimentais, análise das dificuldades de aprendizado, o replanejamento das atividades e por último o produto final que será produzido e disponibilizado na rede, o material didático contextualizado que aborda teoria e práticas experimentais, com a finalidade de facilitar a aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Delimitou-se o ensino de química, para o curso de Agronomia como área de estudo deste trabalho. Esta escolha ocorreu a partir da vivência como técnica de laboratório do setor de Química Analítica e das percepções dos professores desta área, devido às dificuldades apresentadas pelos estudantes no processo de aprendizagem.
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