A educação especial sob enfoque conceitual e metodológico de alunos do curso de Educação Ambiental a distância da UFSM
Resumo
Essa pesquisa versa sobre o processo de formação continuada de alunos do curso
de especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria,
modalidade a distância (EaD). Buscou-se a partir disso investigar as representações
desses sujeitos frente ao processo educacional de alunos com necessidades
educacionais especiais incluídos na rede regular de ensino. Também coube
investigar nessa pesquisa a capacidade criativa desses futuros profissionais frente a
novas estratégias de aprendizagem em educação ambiental voltadas a alunos
especiais, tendo em vista a abordagem desses temas em sua formação. Assim, foi
possível realizar uma discussão teórica onde coube a articulação dos campos da
Educação Ambiental, Educação Especial e inclusão educacional/social. Esses
aspectos foram sendo evidenciados ao longo da pesquisa e possibilitaram remontar
o passado da educação especial perpassando pela evolução histórica das políticas
públicas inclusivas bem como abordar uma discussão frente a formação do
educador ambiental. A investigação tomou como referência a abordagem qualitativa
adotando como método a análise de conteúdo. Foram feitas discussões interativas,
entre os sujeitos da pesquisa, no ambiente de aprendizagem disponível pelo curso
de especialização em educação ambiental – EaD - nos pólos de São Sepé e
Panambi -RS. A questão sugerida propunha uma reflexão específica referentes aos
eixos antes mencionados. Quanto a isso, pôde-se identificar certo desconforto entre
os alunos do curso, frente a formatação generalizante do processo inclusivo, tendo
em vista as dificuldades, muitas vivenciadas pelos próprios sujeitos dessa pesquisa,
no trabalho diário em sala de aula. No entanto, as argumentações coletadas revelam
uma disposição e interesse do processo educativo desses alunos no âmbito da
Educação Ambiental, trazendo sugestões significativas para o desenvolvimento
desse trabalho o qual poderá promover a inclusão educacional e social.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
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