Avaliação de misturas asfálticas recicladas mornas com uso de ligantes convencional e modificado por polímero
Abstract
A crescente preocupação com o meio ambiente, nos últimos anos, desperta o estudo de novas tecnologias no ramo da pavimentação. Tecnologias menos poluentes, que minimizem a degradação do ambiente e que busquem atender as medidas de sustentabilidade são o fio condutor de muitas pesquisas desenvolvidas atualmente. Dentro deste contexto, a reciclagem de pavimentos surgiu como alternativa de reduzir a quantidade de agregados virgens necessários em novos pavimentos, e reaproveitar esse material de grande valor econômico, que antes era deposto sobre o meio ambiente, sem reutilização adequada. Buscando atender às premissas do Protocolo de Kyoto, de 1997, surgiram as misturas asfálticas mornas, que trouxeram uma série de benefícios, se comparadas às misturas convencionais a quente, permitindo a redução das temperaturas de usinagem e compactação usualmente empregadas, além da redução do consumo energético, diminuição da emissão de poluentes e melhoria nas condições de trabalho dos operadores. Dessa forma, tem início o estudo das misturas asfálticas recicladas mornas, as quais aliam a inserção do material reciclado de pavimento com a tecnologia das misturas mornas, obtendo um ganho expressivo na quantidade de material a ser inserido em novas massas asfálticas, devido ao menor reaquecimento do material fresado. Com esse intuito, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um estudo sobre misturas asfálticas recicladas mornas, utilizando ligantes convencional CAP 50/70 e modificado por polímero CAP 60/85. Estudaram-se quatro misturas asfálticas por ligante, entre misturas convencional a quente (referência), morna (sem fresado), e morna com 25 e 50% de fresado (em substituição à massa total de agregados virgens), totalizando em oito misturas pesquisadas. Após dosadas pela metodologia Superpave e analisadas suas propriedades volumétricas e de densificação, as amostras foram avaliadas quanto às propriedades de resistência (resistência à tração por compressão diametral e Flow Number), deformabilidade (módulo de resiliência e módulo complexo) e adesão e coesão (Lottman modificado e resistência ao desgaste cântabro). Os principais resultados apontaram que o desempenho das misturas asfálticas mornas é equivalente às convencionais a quente. Existe também uma melhora significativa para as misturas com fresado incorporado, ressaltando os ganhos obtidos no ensaio de Flow Number, que cresce expressivamente à medida em que se aumenta o teor de fresado da mistura, assim como, os resultados de adesão e coesão, através do ensaio Lottman modificado, que se mostraram positivos, provavelmente, devido ao fresado utilizado na presente pesquisa dispor de ligante envelhecido modificado com polímero (CAP 60/85) em sua composição. Quanto às misturas com ligante modificado, é possível afirmar que existe uma expressiva melhora de desempenho quando comparadas às misturas com ligante convencional.
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