Capacitação docente e o desafio da educação inclusiva
Abstract
O trabalho a seguir caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de investigação que tem por objetivo conhecer como a inclusão escolar vem sendo trabalhada com os alunos de uma escola de formação do Curso Normal. Para a realização deste trabalho foi efetuada uma pesquisa documental, onde foram coletados alguns dados referentes à preparação desses futuros professores quanto à educação inclusiva, tais como grade curricular, quadro de professores e capacitações, conteúdos programáticos e Projeto Político Pedagógico da escola. A revisão de literatura refere-se à fundamentação teórica que foi adotada para tratar o tema e o problema da pesquisa, estando dividida em três capítulos: breve histórico da educação especial, o desafio da inclusão educacional e formação de professores. O objetivo proposto pelo presente trabalho foi alcançado e o resultado assinala a ausência de disciplinas e conteúdos que tangenciem a educação especial/educação inclusiva no curso em questão. Aponta para o longo caminho que precisa ser construído e trilhado no que tange a formação inicial de professores.
Collections
The following license files are associated with this item: