TICs e gênero textual: charge animada
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar o uso da Charge Animada em sala de aula. Para isso, foram feitas investigações baseadas em estudos de especialistas, disponibilizados em sites da internet, a partir de fontes consultadas em relação aos estudos sobre Gênero Textual em sala de aula. A turma acompanhada está situada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, localizada na cidade de Agudo, RS. A realização do artigo abrange não só leituras e pesquisas, mas também uma atividade com os alunos participantes, além de observações feitas pela autora. Os alunos, após serem apresentados a diferentes Gêneros Textuais (incluindo a Charge), serão orientados a observar e interpretar uma determinada Charge Animada, respondendo oralmente alguns questionamentos. No decorrer das aulas e da entrevista, observo que os alunos que fazem uso das Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC) possuem mais aceitação e compreensão das atividades propostas, deste modo a internet torna-se um meio indispensável, contribuindo com grande êxito, amenizando as dificuldades de aprendizado. O uso das TIC contribuem para a formação de um aluno mais participativo, investigativo, interessado e autônomo no processo de ensino-aprendizagem. O foco principal deste artigo consiste, a partir de tudo isso, em discutir a importância das TIC no desenvolvimento intelectual dos alunos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: