Atendimento de alunos com alto comprometimento neuropsicomotor: política e realidade
Abstract
Trabalhar com a teoria e a prática é uma perspectiva que nos traz a possibilidade de
analisar significativamente como uma implica significados e expectativas à outra.
Com este trabalho foi esse confronto que pretendi realizar, analisar a Política de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e como a mesma vem
sendo contemplada nas realidades escolares de alguns municípios da AMCENTRO -
Associação dos Municípios do Centro do Estado do Rio Grande do Sul. Teve-se
como foco central da pesquisa saber como estava ocorrendo o atendimento das
pessoas com alto comprometimento neuropsicomotor em tais municípios através da
resposta ao questionário, instrumento utilizado para obtenção de tais dados. Sendo
assim, com esse trabalho formulou-se um panorama sucinto de como esses
atendimentos estão ocorrendo em 7 cidades da região central do estado e como
esse cenário tem relação com a política, seus consensos e dissensos. O panorama
inclusivo encontrado nestes municípios infelizmente é muito precário e a maioria dos
municípios relata não ter condições de recursos materiais e humanos para o bom
atendimento das demandas desses alunos, o que vem contra as bases da política
inclusiva que tem como foco a inclusão de qualidade de todos os alunos na rede
regular de ensino. Portanto, este trabalho traz um levantamento sobre dados da
política, realidades dos municípios e suas interligações, seja em viesses positivos ou
negativos concluindo então como este panorama instaura-se e o que seria
necessário para a tentativa de mudanças.
Collections
The following license files are associated with this item: