Ressignificação da prática docente em sala de aula diante dos dilemas impostos por políticas educacionais neoliberais
Resumo
O presente trabalho apresenta uma investigação referente RESSIGNIFICAÇÃO DA
PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA DIANTE DOS DILEMAS IMPOSTOS POR
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS junto aos alunos de uma Escola
Estadual da região metropolitana de Porto Alegre e sobre as como novas
metodologias de ensino que alteraram suas expectativas estudantis dentro e fora da
escola nos anos de 2009 e 2010. O trabalho também apresenta a superação dessa
lógica através de uma releitura do Projeto Político - Pedagógico, que fora construído
de forma unilateral sem consulta aos professores, alunos e comunidade. O estudo
teve como objetivo principal investigar as repercussões de uma experiência
pedagógica desenvolvida na perspectiva da gestão democrática em Educação junto
a cinco turmas de Ensino Médio na referida Escola, no que se refere à continuidade
dos estudos por parte de um grupo de alunos. Como objetivos específicos, a
pesquisa de campo buscou sistematizar aspectos desta experiência pedagógica no
que se refere à atuação de um grupo de professores desta Escola situada na região
metropolitana de Porto Alegre; e acompanhar a trajetória acadêmica de um grupo de
alunos egressos da Escola onde foi desenvolvida a investigação. O referencial
teórico do estudo aprofundou o tema das políticas públicas de educação (GENTILI,
1998; LIMA, 2011), em sua articulação com o Projeto Político - Pedagógico (VEIGA,
1995). A pesquisa ainda aprofundou a temática da gestão democrática em
educação (PARO, 1998; MEDEIROS, 2009), de forma articulada ao ensino médio. O
estudo caracteriza-se com uma pesquisa qualitativa em educação (STRAUSS,
2008), utilizando-se da pesquisa-ação como abordagem metodológica (THIOLLENT,
2009), tendo em vista a participação do pesquisador no grupo de docentes do ensino
médio da referida Escola. Para a coleta de dados, foram realizados os seguintes
procedimentos: análises de documentos da escola e entrevistas com alunos e
professores. O período de desenvolvimento da pesquisa foi de março a agosto de
2011. A análise dos dados evidenciou que quando se alteraram as metodologias e a
didática de sala de aula com um grupo de alunos do ensino médio noturno da Escola
investigada, os mesmos demonstraram tendência a posicionamentos mais críticos
em relação ao exercício de sua cidadania, bem como perseguiram oportunidades de
continuidade de seus estudos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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