Políticas educacionais: uma proposta de gestão diferenciada das escolas indígenas da Reserva da Serrinha
Abstract
A presente monografia é um estudo sobre as Políticas Públicas Educacionais da reserva da Serrinha a partir da recente retomada das terras pelos índios Kaingang. O foco da pesquisa articula a relação dos índios com a educação desenvolvida na reserva desde a desocupação dos colonos até a retomada das terras pelos índios. Inicia-se com uma reflexão histórica sobre o resgate hegemônico dos conflitos entre os Brancos e Índios até chegar a uma sugestão de proposta educacional diferenciada para a reserva indígena da Serrinha. Proposta essa que propõe uma reflexão referente às políticas educacionais e a suas ações mediante a realidade vivida em sala de aula pelos professores da reserva, a fim proporcionar uma educação de qualidade visando uma gestão democrática e participativa da educação indígena. A metodologia utilizada conta com um embasamento teórico sobre o assunto, além da utilização de fontes secundárias como entrevistas semi-diretivas e relatos de história de vidas com índios, professores, lideranças indígenas, gestores educacionais, informações e documentos de órgãos governamentais e das instituições escolares envolvidas na resolução do problema da reserva da Serrinha. Ainda, como complementação da pesquisa, será utilizada a técnica de diário de campo. Como conclusão espero que esse estudo possa apontar prováveis subsídios para as implementações de políticas públicas que visam a garantia do direito as diferenças culturais do povo kaigangue, para a elaboração dos currículos das escolas indígenas, para a formação de educadores contribuindo para exercerem o direito de gestão a escola especifica pensada por eles.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]