Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorBrito, Maria Célia Andrade
dc.date.accessioned2018-06-25T13:26:39Z
dc.date.available2018-06-25T13:26:39Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13520
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe purpose of this research is to recognize the importance of the Politicalpedagogical Project and existing challenges in managing democratic and participatory public school in the context of two public schools, municipal of the city of Fortaleza in the State of Ceará, observing in practice, as if the effective involvement and participation of all segments of the school community in the process and, as these outweigh its limitations, seeking possible solutions to improve the quality of the educational process. Participatory management is one of the most complex of modern general theory of administration, involving various concepts, techniques, practical experience and a deep philosophical content-doctrinal. For the implementation of a democratic management, is essential to the use of certain mechanisms that intensify this holding position. The Political-pedagogical Project, Participatory planning and School Board are its sharper expressions. Whereas these understandings, this monograph aims to analyze the experience of manufacturing practices and work collectives within the two institutions surveyed school; analyze the changes of paradigms in front of the school's need; check the democratic actions and programs which prioritize quality of teaching; know the attitude of the managers and teachers committed to a quality education for all. In this intent, we used the bibliographic search as a first step, building on the vision of the authors of the area and expanding the reflections on the topic from an investigative look. The second stage occurred with the meeting of the researcher with the subjects of the study the two school units, search field. For both meetings and visits were used which enabled a critical attention and direct the process, to be examined in particular the participation of teachers, in the construction of Pedagogical political Project and the involvement of the whole school team.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPlanejamento participativopor
dc.subjectPolitical pedagogical projecteng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipatory planningeng
dc.titleO projeto político-pedagógico no contexto da gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe pedagogical political project in the context of school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA finalidade da presente pesquisa é reconhecer a importância do Projeto Político- Pedagógico e os desafios existentes na Gestão Democrática e Participativa na Escola Pública no contexto de duas escolas públicas municipais, do município de Fortaleza no Estado do Ceará, observando na prática, como se efetiva o envolvimento e a participação de todos os segmentos da comunidade escolar no processo e, como estes superam suas limitações, buscando soluções possíveis para melhorar a qualidade do processo educativo. A gestão participativa é um dos campos mais complexos da moderna teoria geral da administração, envolvendo diversos conceitos, técnicas, experiências práticas e um profundo conteúdo filosófico-doutrinário. Para a efetivação de uma gestão democrática, é imprescindível o emprego de certos mecanismos que intensificam esta posição gestora. O Projeto Político-Pedagógico, o Planejamento Participativo e Conselho Escolar são suas mais nítidas expressões. Considerando esses entendimentos, esta monografia tem como objetivos analisar a vivência de práticas transformadoras e trabalhos coletivos no interior das duas instituições escolares pesquisadas; analisar as mudanças de paradigmas frente à necessidade da escola; verificar as ações democratizantes e de programas que priorizem a qualidade do ensino; conhecer a postura dos gestores e professores comprometidos com uma educação de qualidade para todos. Neste intento, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como primeira etapa, apoiando-se na visão de autores da área e ampliando as reflexões sobre o tema a partir de um olhar investigativo. A segunda etapa ocorreu com o encontro da pesquisadora com os sujeitos do estudo as duas unidades escolares, campo da pesquisa. Para tanto, foram utilizados encontros e visitas que possibilitaram uma atenção crítica e direta do processo, para que fosse analisada de um modo especial a participação dos professores, na construção do Projeto Político-Pedagógico e o envolvimento de toda a equipe escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto