Uma análise da contribuição do GeoGebra como recurso interativo para o estudo de áreas e volumes
Resumo
Este trabalho partiu do objetivo em investigar e verificar o quanto applets produzidos com o software GeoGebra podem contribuir para tornar o cálculo de área e volume, das principais figuras estudadas durante a Educação Básica, esclarecedor. Para verificar e investigar tais contribuições, calouros do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria foram convidados para participar de encontros semanais, visando ao estudo dos referidos conteúdos. Ao todo, foram realizados sete encontros, com duração média de duas horas cada, em que se executou uma sequência didática, seguindo os princípios de Zabala (1998), que abordou os conteúdos de área e volume combinando as teorias da aprendizagem significativa e da carga cognitiva. Antes do desenvolvimento do estudo, os calouros responderam um questionário para verificar seus conhecimentos prévios acerca desses conteúdos, e um segundo questionário foi respondido ao final da sequência didática, para, junto com o diário de pesquisa produzido durante a execução do planejamento, servir de dados para o cumprimento do objetivo. Realizou-se, portanto, uma pesquisa de campo, por meio de uma pesquisa-ação, diante da presença e participação do pesquisador ao ambiente de estudo (FLICK, 2004; FIORENTINI; LORENZATO, 2012). Analisando o primeiro questionário, foi possível identificar que os calouros trabalharam esses tópicos de Geometria na sua formação básica por meio de uma aprendizagem mecânica, pois respondiam as questões de área e de volume tão somente com a aplicação de fórmulas, incorretas, muitas vezes. Confrontando o diário do pesquisador e o segundo questionário com o primeiro, foi possível inferir que, por meio da interação com os applets desenvolvida na sequência didática, os estudantes compreenderam as justificativas e/ou convencimentos dos motivos pelos quais determinadas sentenças matemáticas expressam os valores de área e volume.
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