A construção de um conhecimento voltada a cidadania
Resumen
Este trabalho, resultado de um processo investigativo, procura analisar no contexto educacional, a trajetória na construção de um conhecimento voltada à cidadania. Entende-se que a escola é a instituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado e na qual se tem veiculado o conhecimento que sociedade julga necessário transmitir às gerações. Tem a escola, como função social, contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e qualificá-la para o trabalho. Os sujeitos envolvidos no contexto educacional precisam compreender sua importância e estabelecer relações que contribuem para a inclusão social, desenvolvimento nacional e exercício da cidadania. Baseada em uma fundamentação teórica e em coleta de dados, através de um questionário com os professores da Escola Estadual de Educação Básica Laura Klaudat, situada no município de Tunas-RS, constituiu-se essa pesquisa monográfica. Buscou-se uma reflexão e (re) significação, junto a pensadores, que propõem contribuir para a construção de um conhecimento significativo que promova transformação social. Acredita-se que é possível (re) significar as práticas pedagógicas, compreendendo que cada criança provém de um meio da valorização e compreensão dos conhecimentos, do qual traz uma carga de sentidos e interpretações, a partir das quais se fazem possíveis métodos pedagógicos para auxiliar no processo de aquisição de conhecimentos, buscando dessa forma sua ascensão e inserção social no mundo.
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