Os professores de Educação Física frente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais - um estudo no município de Palmas - TO
Fecha
2009-08-08Autor
Carvalho, Alexandre Freitas de
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Esta pesquisa está baseada no retrospecto histórico da educação especial: que compreendia o período da segregação, integração e inclusão frente às pessoas com necessidades educativas especiais(NEE). O capítulo I enfatiza a segregação das pessoas com necessidades educativas especiais na pré-história (antiguidade), idade média, idade moderna e idade contemporânea. O capítulo II tem como referencial teórico as ações governamentais, a estruturação e a projeção do sistema educativo através da inclusão como opção de atendimento educacional especializado- segundo a política nacional de educação especial na perspectiva de educação inclusiva. O capítulo III enfatiza a Educação Física no processo de inclusão educacional no século XX. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com aplicação do instrumento questionário a todos os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Palmas-TO, e a pergunta chave é como os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Palmas-TO percebem o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, em suas aulas? O objetivo geral é compreender como os professores de Educação Física da rede municipal de ensino percebem o processo de inclusão dos alunos com necessidades
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educativas especiais em suas aulas. Os objetivos específicos são identificar as concepções dos professores de Educação Física em relação à educação inclusiva dos alunos com necessidades educativas especiais e descrever quais são os fatores que dificultam ou contribuem para o atendimento inclusivo dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física. Diante disso observa-se que para concretizar a inclusão educacional necessita-se de uma maior implementação de políticas inclusivas no sistema educacional brasileiro; de reestruturação do conteúdo programático das Universidades através de um maior número de disciplinas voltadas a educação especial nos cursos de licenciaturas; de um maior investimento na capacitação dos gestores escolares, professores; colocar em prática o que está escrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), A LDB diz que: em uma sala que tenha três ou mais alunos com NEE precisa-se de outro professor além do professor regente para que os objetivos das aulas sejam atingidos e nenhum aluno seja prejudicado.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]