Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola
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Data
2011-09-16Autor
Barros, Jackson Marcos Suske
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Este trabalho teve como objetivo analisar o modo como vem sendo efetivado o processo de gestão participativa e democrática na Escola Estadual Novo Horizonte, município de Palmas/TO. A realização dessa pesquisa se justificou, dentre outras razões, pela necessidade de superar a contradição entre o discurso e a prática da gestão participativa e democrática dessa escola. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com enfoque qualitativo. Entre os procedimentos, optou-se por realizar aplicação de questionários com questões formuladas a partir dos seguintes objetivos específicos: Identificar as características de democracia participativa na gestão escolar. Analisar as mudanças que a escola vem passando na construção da gestão democrática. Identificar a participação da comunidade na construção e execução do projeto político pedagógico da escola. O público-alvo foi constituído pelo diretor, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e pais. A análise dos dados apontou que ainda há existência de uma contradição entre o discurso e a prática da gestão participativa e democrática na referida escola. Diante dessa realidade, acredita-se que o trabalho coletivo e a redefinição dos papeis de cada um no contexto escolar, sejam aspectos fundamentais para um caminhar para uma escola democrática, participativa e de qualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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