Os cinco sentidos humanos e a conscientização ambiental em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RS
Resumo
Considerando o contexto atual, é preciso mostrar que há finitude dos recursos naturais,
e que existe sim, a necessidade de preservar o meio ambiente, pois, fazemos parte de
um sistema interligado, onde as intervenções negativas e positivas geram
consequências para todo o sempre. O presente trabalho tem como objetivo oferecer
alternativas de atividades práticas que envolvem os cinco sentidos, na promoção da
percepção e sensibilização de alunos da pré-escola, na faixa etária de três a quatro
anos, do Centro de Educação Infantil Imaginare (Santa Maria, RS), em relação ao meio
ambiente. As atividades apresentadas nessa proposta visavam à coerência com a
prática pedagógica efetuada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. A
metodologia foi adequada às necessidades individuais e coletivas apresentadas pelos
alunos. As atividades realizadas com alunos da educação infantil possibilitaram a eles o
contato direto com elementos da natureza, através dos sentidos, fator indispensável
para promover a reflexão sobre as questões ambientais, bem como de uma possível
mudança de atitude em relação ao meio ambiente. O trabalho de conscientização deuse
de forma bastante positiva, pois as atividades trabalhadas “marcaram”
significativamente os alunos, conforme o que foi expresso no questionário aplicado às
professoras da turma.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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