TCC Desenho Industrial - Bacharelado
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Bacharelado em Desenho Industrial
Submissões recentes
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Criativa: jogo de apoio projetual para desenhadores por meio de graficacia
(2016-08)Este trabalho resulta da reflexão sobre a criatividade, o estímulo criativo e em como os jogos podem auxiliar na projetação. A criatividade é sempre estudada e a necessidade da sua compreensão deve-se à percepção de ... -
A metáfora como recurso de representação na narrativa visual
(2016-03)de sua origem experiencial do mundo e a metáfora tem grande papel nas linguagens usadas hoje, igualmente na visual. As metáforas possibilitam ao homem conceituar e dar significado às coisas, potencial que também pode ... -
Elena Nunca Esteve Aqui: a montagem cinematográfica como elemento de significação da imagem
(2018-12)Este trabalho pretendeu explorar a montagem cinematográfica como ferramenta de significação da imagem, bem como habilitar o profissional designer na sua prática. Para isso, foi investigada a história da montagem à partir ... -
Graveyard Hills: Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro independente
(2017-07)Devido ao aumento do mercado nacional de jogos de tabuleiro e ao espaço que a indústria independente tem ganhado nos últimos anos, somados ao interesse do autor pela indústria de jogos, o trabalho Graveyard Hills: De ... -
Desenvolvimento do projeto gráfico e da ilustração em um jogo de tabuleiro moderno
(2014-04)Com o crescimento do mercado de jogos de tabuleiro, se vê necessário um estudo mais elaborado do seu design gráfico e da ilustração, ainda pouco explorados, tanto em termos de materiais teóricos quanto de metodologias. ... -
O estudo do ciclo de vida de produtos aperfeiçoando o projeto de embalagens no setor frigorífico
(2015-12)Este trabalho é fruto de uma compreensão sobre o papel do Planejamento de Produto Industrial no prolongamento do Ciclo de Vida de Produtos no desenho-de-embalagens para o setor frigorífico. No Capítulo I, fundamenta-se a ... -
Amanhã é um Novo Dia: proposta de jogo multinarrativa pautado no design emocional
(2023-02)Com os estudos apresentados neste trabalho, objetiva-se compreender os conceitos de Design Emocional a fim de propor uma narrativa multilinear para um jogo mobile. Primeiramente, entende-se o que são os jogos e é ... -
Capas e sobrecapas de livros: a valorização do produto através de projetos gráficos interativos
(2019)Este estudo objetivou desenvolver diferentes formas de criação de capas e sobrecapas de livros interativas, através da experienciação de formas de criação gráfica e a utilização dos elementos visuais para produzir projetos ... -
Mobiliário multifuncional para ambientes reduzidos
(2013-12)A busca por ambientes pequenos originou uma nova necessidade no mercado, a de criar soluções adequadas para estes espaços. Este trabalho de conclusão de curso consiste em mostrar as etapas do projeto de design de um móvel ... -
Produção gráfica para quadrinhos independentes
(2016-03)Um novo mercado independente vem se estabelecendo no cenário dos quadrinhos, em especial no Brasil, e em meio a essa interseção entre arte e literatura, está o Design Gráfico, que pode tanto buscar novos conhecimentos nesse ... -
Projeto editorial de uma agenda para planejamento pessoal
(2019)Agendas são objetos para que o usuário reúna em um único lugar aspectos de sua vida, tornando sua rotina mais fluida, portanto é interessante que possuam projetos gráficos funcionais, intuitivos e visualmente agradáveis. ... -
Uso da cerâmica na fabricação de uma coleção de joias baseadas em maquiagens de efeitos especiais
(2016-12)O presente projeto tem por objetivo produzir uma coleção de joias estudando como referencial temático as “maquiagens de efeitos especiais”. No decorrer do trabalho foram realizadas pesquisas sobre maquiagem de efeitos ... -
Demonologia: projeto de estamparia de camisetas Underground
(2024-12)O relatório a seguir tem por objetivo descrever o desenvolvimento de uma coleção de estampas, criadas a partir de ilustrações inspiradas em demônios encontrados na Demonologia, um ramo da Teologia, que estuda as ... -
Capitulares vernaculares: elaboração de bandeiras decorativas
(2024-12)Entende-se o design vernacular como a expressão do fazer popular por indivíduos não-designers, caracterizado por uma linguagem genuína, na qual não há preocupação com a forma e sim, com a função. Nesse contexto, o ... -
Splash Art e desenvolvimento de personagem: explorando o processo de ilustração para games
(2024-12)Com o avanço tecnológico e as novas formas, tanto de exploração artística, como também, mercadológicas da ilustração, a indústria de games se estabeleceu como uma das mais presentes entre o público geral e a mais rentável ... -
Experimentação de biomateriais com resíduos ósseos para a fabricação de porcelana Bone China
(2024-12)A reutilização de matérias-primas é uma característica importante da Natureza, que pode contribuir para a incorporação dos resíduos descartados de forma a valorizar o seu interesse económico e, assim, reduzir a intensidade ... -
Cidade literária: clássicos da literatura infantil no cenário de Santa Maria
(2024-12)Contamos histórias combinando os diversos recursos, sejam esses verbais, escritos ou ilustrados, o importante é transmitir memória e valor ao interlocutor, não obstante a fantasia da literatura infantil adiciona a ...