Educação ambiental no Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria
Abstract
Devido às grandes desigualdades na distribuição da renda mundial, é provável que as camadas sociais economicamente desfavorecidas não tenham acesso aos alimentos em quantidade qua-lidade necessários para a manutenção de suas exigências nutricionais diárias. Há a necessida-de de um crescimento sustentado da produção de alimentos, sob pena de o homem comprome-ter ainda mais o ecossistema. A Educação Ambiental (EA), quando situada em um amplo con-texto, o da educação para a cidadania de pessoas preocupadas com o meio ambiente e com a sustentabilidade dos ecossistemas, configura-se como elemento importante para a consolida-ção da formação de sujeitos cidadãos e, certamente a Educação Ambiental é um dos melhores instrumentos para colocar em prática as mudanças de comportamento, que irão contribuir para a preservação do meio ambiente e manter a qualidade de vida. Este estudo teve por objetivo, identificar como a EA vem sendo tratada em suas diferentes formas no Centro de Ciências Rurais(CCR) da Universidade Federal de Santa Maria com uma abordagem focada para o curso de Zootecnia. A pesquisa foi desenvolvida com a utilização de instrumentos qualitativos e quantitativos de coleta de dados, reunindo características de cunho exploratório e descritivo, para mensurar como a EA esta inserida no CCR da UFSM, apontando condições, desafios e perspectivas para a ampliação de sua inserção na educação profissional. Com esse estudo houve a possibilidade de verificar como a EA está presente no Centro de CCR da UFSM. Foi possível constatar que há várias vertentes ligadas a EA no CCR as quais levam sob as diferen-tes perspectivas a educação ambiental ao CCR. E possível vislumbrar que havendo a ligação entre a educação formal, não formal e educação informal o somatório representa um saldo satisfatório da EA no CCR. Mas para isso, é necessário que as vertentes já existentes se ex-pandam, que surjam novas iniciativas voltadas para a EA e que ocorra uma valorização da EA nos currículos dos cursos pertencentes ao CCR.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]
The following license files are associated with this item:
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Museu Olívio Otto e a sua relação com o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental de Carazinho/RS
Schú, Aline (2010-09-18)Os museus vêm procurando especializar-se no sentido de fornecerem experiências mais proveitosas aos seus públicos. Levando em consideração que a maior parte do público visitante do Museu Olívio Otto localizado em ... -
Estrutura formal e redes sociais informais: um estudo comparativo entre organização pública e privada
Nishi, Juliana Mayumi (2014-03-27)O presente estudo de multicasos teve como objetivo analisar a influência da estrutura formal no surgimento de Redes Sociais Informais em organizações pública e privada. Optou-se pela pesquisa ser em escolas dos setores ... -
A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
Cabreira, Ana Paula Martins (2013-12-13)A educação é uma condição fundamental para que o indivíduo possa participar da sociedade, e esta inicia com a família, a qual é um ambiente socializador, uma vez que permite às crianças contato com as primeiras regras de ...