Consumo e subculturas juvenis: um estudo sobre as práticas de consumo dos fãs de K-Pop no Brasil
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Data
2015-12-15Autor
Mesquita Júnior, Fernando da Silveira
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A globalização de produtos midiáticos proporcionada pelas tecnologias atuais fez com que culturas estrangeiras fossem apresentadas a novos povos, buscando assim novos admiradores de determinados objetos. A internet, um dos principais meios de comunicação hoje em dia, vem crescendo no Brasil, fazendo com que os usuários desse meio passem a utilizar mais essa ferramenta que reúne grande parte de admiradores de novos conteúdos provenientes de países distantes, como é o caso do K-Pop, ou Korean Pop, gênero musical de origem Sul-Coreana que engloba diversos estilos musicais dentro da mesma categoria. O K-pop tomou proporções mundiais com o uso da internet, conquistando fãs pelo mundo todo, inclusive no Brasil, fazendo que os K-Poppers (nome dado ao fandom do gênero) brasileiros fossem incluídos dentro de uma subcultura estrangeira. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a relação de consumo do fã brasileiro de K-Pop com a subcultura do gênero musical coreano e verificar todo tipo de atividade realizada que caracteriza-se como parte da cultura de fandoms. Para a realização da pesquisa foi usado um aporte teórico que abordasse questões do consumo cultural e consumo midiático, subculturas juvenis, cibercultura, música e do objeto empírico K-Pop. Um questionário online desenvolvido na plataforma do Google Docs foi aplicado para 303 respondentes, possibilitando concluir que o fã Brasileiro do gênero é ativo na internet, consome os produtos sem fazer grandes intervenções em produtos midiáticos e absorve várias características tanto da cultura Coreana quanto da subcultura do K-Pop.
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