Identidades em construção: um olhar sobre a futebolização da juventude no ensino médio
Resumo
Esta tese de doutorado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa II: Práticas Escolares e Políticas Públicas, tendo como linha temática Ensino Médio: Currículo e Culturas Juvenis. A pesquisa partiu de questionamentos do pesquisador com base na constatação de uma certa futebolização da cultura, e a forte presença deste fenômeno entre as juventudes no Ensino Médio, expressando-se também nos espaços cotidianos da vida. O objetivo foi compreender o processo contemporâneo da Futebolização e como este se relaciona com a construção das identidades juvenis nas escolas públicas e privadas da Região das Hortênsias no Ensino Médio. Há em curso uma pedagogia cultural vinculada à futebolização. Dialogando com pesquisadores portugueses, franceses, latino-americanos, britânicos e brasileiros (João Nuno Coelho, José Machado Pais, Gilles Lipovetsky, Guy Debord, Michel Maffesoli, Pablo Alabarces, Sérgio Fiengo, Nestor Garcia Canclini, Rossana Reguillo, Beatriz Sarlo, Franklin Foer, Richard Giulianotti, Simon Kuper, Stefan Szymanski, Lucia Rabello de Castro, Juarez Dayrell, Luiz Henrique de Toledo e Hilário Franco Júnior entre outros) apresenta-se um panorama sobre a futebolização da cultura contemporânea, e das juventudes e culturas juvenis pós-modernas e seus enlaces com a educação. Recorreu-se também ao referencial teórico de autores que tem subsidiado os Estudos Culturais, dentre eles Stuart Hall e Zygmunt Bauman, para caracterizar identidade, globalização, condição pós-moderna e consumo. Com observações, registros de imagens, entrevistas e conversas informais em escolas da Região das Hortênsias (municípios de Canela, Gramado e São Francisco de Paula), foram problematizadas e analisadas as marcas pedagógicas da futebolização da cultura, construídas nos mais variados contextos como mídia, família, grupos e comunidades, entre outros, e que repercutem no ambiente escolar. A análise procura mostrar o que a futebolização produz na escola, no currículo e nas fragmentações identitárias das juventudes, apontando para diversas manifestações como roupas, acessórios e comportamentos, entre outras. Jovens adquirem estas marcas futebolizadas já no berço, e as transformam durante suas trajetórias de vida, (des)(re)construindo suas identidades, em uma condição líquida, leve e ‘flanadora’. O futebol pós-moderno, extremamente midiatizado e espetacularizado, produz constantemente novas identidades. O estudo indica produtividades da futebolização em comunidades com fortes vínculos e marcas desta modalidade.
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