A música no curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: da arena legal à arena prática
Resumo
Esta tese foi desenvolvida no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao grupo de pesquisa Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical – FAPEM. O objetivo geral da pesquisa foi compreender o lugar da Música na arena legal e os seus lugares na arena prática no curso de Pedagogia diurno da UFSM, a partir da abordagem do ciclo de políticas (BALL, BOWE e GOLD, 1992; BALL, 1994) e dos processos de recontextualização (BERNSTEIN, 1996). Especificamente, objetivou-se (a) analisar o contexto de influência e produção do texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia - DCNP (2006), tendo por base a constituição dos conhecimentos a serem trabalhados na formação do pedagogo e o lugar da Música nessa formação; (b) entender as relações estabelecidas no âmbito macro das DCNP (2006) na construção e na produção do texto do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura Plena diurno da UFSM/RS e os lugares da Música na matriz curricular do Curso; (c) conhecer na arena prática os processos de recontextualização ocorridos na disciplina de Música e Educação Musical no curso de Pedagogia, a partir de quatro contextos do ciclo de política (influência, produção do texto, prática e resultados/efeitos). A abordagem metodológica da pesquisa foi de cunho qualitativo, tendo como método o estudo de caso intrínseco (STAKE, 2007). Os instrumentos de produção dos dados foram documentos legais, especificamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia DCNP (2006) e o Projeto Político Pedagógico do Curso – Pedagogia Licenciatura Plena da UFSM (PPPC – 2007). Em conjunto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras de Música, três professoras de Estágio Supervisionado e entrevista estruturada com vinte e cinco estudantes em Estágio Supervisionado. A análise dos dados foi composta pela análise documental dos contextos de influência e produção do texto das DCNP (2006) e contexto de produção do texto PPPC (2007) e análise de conteúdo (BARDIN, 1979) nas entrevistas semiestruturada e estruturada. O relatório de pesquisa da tese está organizado em quatro partes, a primeira é constituída pela abordagem teórica da pesquisa, o Ciclo de Políticas de Ball, Bowe e Gold (1992), Ball (1994), Mainardes (2006, 2007), Lopes e Macedo (2011), entre outros. Nessa parte também é trazido o conceito de recontextualização da teoria do Dispositivo Pedagógico de Basil Bernstein (1996). A segunda parte é composta por uma revisão de literatura das políticas educacionais que orientaram/organizaram o curso de Pedagogia no Brasil, a partir de autores como Bissolli da Silva (1999), Bellochio (2000), Aguiar et. al (2006), Saviani (2007), Scheibe (2007a e 2007b), Brzezinski (2007), Durli (2007) e Cruz (2008). As políticas educacionais para o ensino de Música são apresentadas a partir de Penna (2008), Del Ben (2009), Queiroz (2014), Aquino (2016) e entre outros. Ao final, discute-se acerca da formação musical no curso de Pedagogia, partindo das pesquisas de Bellochio (2000, 2014, 2017), Figueiredo (2004), Aquino (2007), Furquim (2009), Fernandes (2011) e Nogueira (2012), entre outros. Na terceira parte, apresentam-se os caminhos metodológicos da pesquisa. Na quarta parte, realizou-se a análise dos dados, tendo como contexto a arena legal e a arena prática da Música no curso de Pedagogia diurno UFSM. Na arena legal, foi realizada a análise do contexto de influência e produção do texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia – DCNP (2006), logo a análise da produção do texto do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura Plena diurno da UFSM (2007). A arena prática do curso de Pedagogia diurno da UFSM ficou composta pela análise dos dados produzidos durante as entrevistas semiestruturadas com as professoras de Música, professoras de ES e, entrevista estruturada com estudantes do ES do Curso, sendo que, essa arena foi composta pelos quatro contextos iniciais do ciclo de políticas de Ball e colaboradores (1992) e Ball (1994). Por fim, anuncio a tese a qual considera que a Música como disciplina no curso de Pedagogia da UFSM, constitui-se em lugares diferenciados de produção e relocações através das recontextualizações ocorridas da arena legal na arena prática, a partir dos discursos pedagógicos, que recompõem as práticas musicais e pedagógico-musicais na formação de professores, esses produzidos pelos sujeitos que compuseram a pesquisa.
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