Gestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantil
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo principal verificar qual a visão dos gestores e professores em relação à implementação da legislação educacional de Educação Infantil e quais as ações pedagógicas desencadeadas pela gestão escolar diante das Políticas Públicas de educação. O interesse pelo tema surgiu a partir das explanações vivenciadas nas aulas do curso de especialização, visto que o tema em questão é complexo, compreender como se efetiva dentro das instituições o ordenamento legal e o que a escola faz pensando nas políticas públicas é o que move o interesse pela pesquisa. Após delinear o problema de pesquisa, através de uma visita a Secretaria Municipal de Educação (SMED), optou-se pela Escola pesquisada, a qual foi o instrumento para a pesquisa de campo. A escolha pela EMEI CAIC Luizinho de Grandi aconteceu após uma conversa com a Superintendente da educação da Secretaria da Educação de Santa Maria (SMED), que citou a escola como obtendo uma boa gestão escolar, motivo o qual incentivou a escolha dessa escola. A abordagem desta pesquisa é a qualitativa, pois compõem dados coletados descritivos, envolvendo pesquisador e situação estudada com a intenção de compreender a realidade escolar a partir do tema pesquisado, dando atenção especial as questões que foram focalizadas. O estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo, sendo aplicado um questionário aberto e aprofundado com estudos bibliográficos. A amostra foi composta por quatro sujeitos da equipe diretiva e quatro professoras, profissionais que cotidianamente vivenciam as mudanças no sistema de ensino. Vê-se que a implementação das mudanças trazidas pela legislação, muitas vezes, provocam insegurança por parte dos docentes. Pensando nisso, o Ministério da Educação, através de sua Secretária de Educação Básica tem trabalhado em programas de orientação aos docentes para que as dúvidas e incertezas sejam colocadas em debate e trabalhadas de uma forma participativa e constante.
Collections
- Gestão Educacional [294]
The following license files are associated with this item: