As contribuições do uso do facebook para o desenvolvimento da aprendizagem significativa
Abstract
A presente pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM), na linha de pesquisa Inovação para Educação Profissional e Tecnológica, que vem contemplando pesquisas e estudos que avaliem recursos ou metodologias inovadoras no ensino. Este trabalho consiste em elencar as contribuições da utilização da rede social Facebook para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa e traz como objetivo geral investigar o uso dos grupos secretos do Facebook, como uma ferramenta para efetivar este modelo de aprendizagem na disciplina de Fisiologia dos Sistemas. Como complemento, possui objetivos específicos: analisar como a utilização do grupo secreto no Facebook pode contribuir para a participação colaborativa e responsável dos alunos na disciplina e avaliar se a participação no mesmo facilita o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, com objetivos exploratórios e com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio do uso de mapas conceituais e a participação dos alunos nas atividades em um grupo secreto no Facebook. A partir da análise dos dados coletados, infere-se que o uso desta rede social como uma ferramenta pedagógica pode trazer várias contribuições para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa, tais como: o contato com um material diversificado que amplia os conhecimentos prévios dos alunos, a possibilidade de expansão do espaço e tempo de sala de aula, proporcionando ao aluno uma melhor organização do seu tempo de estudo e a humanização da relação aluno professor. Porém, principalmente ao desenvolvermos a educação profissional e tecnológica, encontramos vários obstáculos, os quais tornam este tipo de educação mais desafiadora ainda.
Collections
The following license files are associated with this item: