Modelo de gestão do conhecimento para acompanhamento de tendência à evasão em cursos de graduação presencial
Abstract
A evasão no ensino superior é um fenômeno complexo e representa uma preocupação na gestão das instituições de ensino superior (IES). Entretanto, o conhecimento sobre as causas de evasão tem sido explorado de várias formas em diferentes estudos nos últimos anos, o que dificulta o planejamento de ações eficazes de combate. O objetivo desta pesquisa é apresentar um modelo de gestão do conhecimento que, através da combinação destes vários estudos, permitisse a identificação dos fatores mais críticos de evasão. Por meio das informações coletadas (causas de evasão), estas informações foram combinadas através de uma análise estatística fatorial onde se identificou as principais causas contribuintes para evasão na UFSM. O experimento demonstrou que o modelo proposto é apropriado para identificar os fatores críticos de evasão na instituição como um todo, diferentemente da maioria das abordagens que normalmente se utilizam de um curso em específico em seus estudos de caso, e, demonstra que esta proposta tem uma abordagem genérica e pode ser aplicada a outras universidades. Desta forma, os resultados obtidos proporcionarão subsídios importantes à Gestão do Conhecimento, em especial nas IES, de modo que poderão servir como base para a elaboração de novas estratégias de retenção dos alunos.
Collections
The following license files are associated with this item: