Jogos sérios para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais
Abstract
A doença de Parkinson é uma das desordens neurodegenerativas mais comuns no mundo
e tem como principais sintomas o tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural.
Os tratamentos para a doença são basicamente administração de fármacos e reabilitação
através da Fisioterapia e exercícios. O processo de reabilitação através da Fisioterapia é
permanente e pode se tornar tedioso, ficando pesaroso para o paciente cumprir sua rotina
nos programas de reabilitação. Jogos sérios são jogos que possuem, além do entretenimento,
um propósito específico como educação, ensino de alguma habilidade, ou promover
atividade física. Devido a constante evolução tecnológica, sensores de movimento corporal
tem se destacado no mercado como ferramentas para desenvolvimento de interfaces
mais naturais. Dessa forma, a união de jogos sérios com sensores de movimentos, como
o Leap Motion, foi proposta como solução para os problemas de motivação e engajamento
nos programas de Fisioterapia. Foram desenvolvidos três protótipos de jogos sérios, com
base nas abordagens dos exercícios da Fisioterapia para reabilitação de movimentos finos,
que utilizam o sensor de movimentos Leap Motion. Os protótipos foram desenvolvidos a
partir de um framework conceitual e de diretrizes para o desenvolvimento de interfaces
naturais encontradas na literatura. Os três protótipos foram jogados por um grupo controle
de sujeitos saudáveis e posteriormente foram avaliados quanto a experiência de jogo utilizando
o Game Experience Questionnaire. Foram avaliados componentes como imersão,
fluxo, competência, efeitos positivos, efeitos negativos, tensão e desafio. Os três protótipos
apresentaram resultados satisfatórios com relação a experiência de jogo. Escores
altos foram obtidos para componentes desejáveis como imersão, fluxo e efeitos positivos
e escores baixos foram obtidos para componentes indesejáveis como tensão e efeitos negativos.
Ainda, todos os jogadores reportaram altos níveis de uso das mãos e dedos, bem
como destreza. Por fim, foi apresentado o desenvolvimento de um sistema de jogos sérios
para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais, composto por três
jogos sérios que fazem uso do sensor de movimentos Leap Motion. Os protótipos apresentaram
experiência satisfatória e estatisticamente igual, possibilitando que sejam utilizados
em programas de reabilitação com consistência.
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