“Garrando nojo do powerpoint”: discursos sobre práticas de letramentos acadêmicos em uma comunidade de prática em ensino de artes visuais
Abstract
Este estudo (registro GAP/UFSM nº 034521) faz parte do projeto guarda-chuva PQ-CNPq Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima em comunidades de produção de conhecimento (registro CAAE/UFSM 21033613.2.0000.5346), coordenado pela professora Désirée Motta-Roth. A pesquisa tem por objetivo geral mapear as práticas de letramentos acadêmicos de uma comunidade de produção de conhecimento em Ensino de Artes Visuais (CPEAV), em uma universidade federal brasileira. Três questões são centrais a tal mapeamento: o sistema de atividades acadêmicas, os gêneros discursivos constitutivos dessas atividades e a participação periférica legítima (PPL) (LAVE; WENGER, 1991) dos participantes nesse sistema, a partir da análise de seus discursos sobre esses gêneros e essas atividades. Como parte do projeto guarda-chuva, adotamos os fundamentos teórico-metodológicos de duas perspectivas que se complementam: a de letramento crítico (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001) e a da Análise Crítica de Gênero (MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2006; 2008), a qual inter-relaciona princípios e conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional (p. ex. HALLIDAY, 1978; HALLIDAY; HASAN, 1989), da Sociorretórica (p. ex. MILLER, 1984; BAZERMAN, 1988; 2007; SWALES, 1990) e da Análise Crítica do Discurso (p. ex. FAIRCLOUGH, 1992). O corpus do estudo consiste em dois conjuntos referentes a análise do contexto e do texto. A análise com foco no contexto compreende textos gerados e/ou coletados a partir da observação participante (notas de campo) e análise documental em publicações, diretórios e plataformas de acesso público associados à CPEAV. No conjunto de dados referentes à análise com foco no texto, o corpus refere-se à transcrição de um dos encontros do GP/CPEAV, parte de um minicurso de aproximadamente 15h sobre escrita acadêmica, promovido por um dos participantes da comunidade, durante os dias 15 e 16 de maio de 2014. Os resultados da análise revelam a inter-relação de dois conjuntos de práticas de letramentos: a) requisitos do contexto acadêmico e b) especificidades da CPEAV, as quais é atribuído um papel ligeiramente mais central no sistema de atividades da comunidade. Esses resultados apontam para duas características constitutivas do discurso da CPEAV: 1) como busca por novas formas do fazer científico, a "pesquisa científica" (materializada em teses, dissertações, etc.) tem, no sistema de atividades da CPEAV, mesmo status que a "obra/produção artística" ao enfatizar o ponto de vista subjetivo e caráter interdiscursivo (entre ciência, AV e educação); e 2) o discurso de resistência aos discursos hegemônicos enfatiza a busca pelo "novo" e a coexistência de perspectivas diferentes (interdiscursividade), seguindo um discurso pós-moderno sobre ciência/pesquisa. Ao tensionar os paradigmas existentes, encontrando grande resistência das forças centrípetas (BAKHTIN, 1952-1953/2003) em EAV, a CPEAV se encontra em um estado de “revolução científica” (KHUN, 2012). Ao evidenciarem um distanciamento da CPEAV em relação à organização epistemológica da cultura disciplinar (EAV), nossos dados sugerem que as análises de gêneros acadêmicos devem não apenas considerar a relação entre o texto e o contexto da cultura disciplinar em questão (p. ex., MOTTA-ROTH, 1995; HOOD, 2011), mas também e especialmente o contexto mais particular da comunidade de produção de conhecimento. Assim, a tese é de que gêneros discursivos associados a práticas de letramentos acadêmicos e, consequentemente, aos processos de PPL em comunidades de produção de conhecimento (bem como propostas pedagógicas associadas a eles) devem ser analisados a partir de seu alto grau de situacionalidade (BARTON; HAMILTON, 2000), considerando as particularidades (associadas à organização epistemológica e ao sistema de atividades) da comunidade de prática da qual fazem parte.
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