Redes sociais como ferramenta a favor de uma gestão escolar democrática
Resumo
Na atual sociedade do conhecimento e da informação, caracterizada por
permanentes transformações, a utilização das novas tecnologias está presente nos
mais diversos setores. Na educação as tecnologias da informação e comunicação,
além de proporcionar inovações nas metodologias de ensino-aprendizagem,
estimulam novas formas de gestão escolar. Diante desta perspectiva, este estudo
aborda práticas de gestão escolar que ocorrem no meio digital, especificamente por
meio das redes sociais. A pesquisa teve como objetivo principal pesquisar as
contribuições proporcionadas pelo uso de uma rede social para a promoção de uma
gestão democrática e participativa de qualidade em uma escola pública de ensino
fundamental do município de Novo Hamburgo - RS. A metodologia teve como base
um estudo de caso com abordagem qualitativa em que os dados foram produzidos
por meio da aplicação de um questionário aos alunos, professores e gestores da
escola municipal, a qual possui um perfil na rede social. Além disso, foi feita a
análise dos registros de utilização deste perfil na rede social por parte dos sujeitos
pesquisa. A análise dos dados indicou a viabilidade do uso de redes sociais para
aproximar a escola do cotidiano dos alunos, visto que aqueles que possuem acesso
a internet permanecem praticamente o mesmo tempo que passam na escola em
redes sociais. Este universo ainda precisa ser explorado na perspectiva de estimular
a participação da comunidade escolar, com a perspectiva de fortalecer as relações
escolares, descentralizar informações e somar opiniões, buscando uma gestão
escolar democrática por meio das redes sociais.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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