Por uma “ciência com consciência”: interfaces da educação ambiental e do ensino de ciências nos contextos docente, discente e do material didático
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2017-12-18Metadatos
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A Educação Ambiental (EA) é considerada uma linha unificadora para o desenvolvimento sustentável, e assim como esse campo do conhecimento, o Ensino de Ciências deveria ser construído sob uma perspectiva ambiental em seus diversos conteúdos. Desta maneira, as características da abordagem ambiental demandam a compreensão de três eixos para esta pesquisa: (i) o contexto docente, relacionado aos processos formativos e o papel do professor para formação de indivíduos sensíveis à dimensão ecológica; (ii) o material didático, em especial o livro didático que representa uma ferramenta de contato direto entre professor e aluno; (iii) o contexto discente, na construção de um perfil sustentável, ou seja, um sujeito capaz de autocompreender o mundo e agir nele de forma reflexiva. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar como a EA está inserida no Ensino de Ciências do Ensino Fundamental frente aos contextos docente, discente e do material didático. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa que busca subsídio em dados descritivos, numéricos e em resultados estatísticos para atender aos objetivos propostos. A pesquisa abrange a aplicação de um questionário (físico e/ou digital) para professores da região central do Rio Grande do Sul; análise de livros didáticos de Ciências (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF)), estratégias didáticas realizadas com turmas dos anos finais do EF de uma escola pública do município de Ibirubá/RS. O público-alvo selecionado está representado por 30 professores que responderam ao questionário em 2014, 125 alunos do EF (5º ao 9º ano) que em 2015 declararam suas atitudes ambientais através da ferramenta ―Pentáculo Ambiental‖; e 104 alunos (6º ao 8º ano do EF) da mesma escola, que em 2016 apresentaram suas concepções de meio ambiente através do desenho de Mandalas Ecológicas. Os resultados estão apresentados na forma de artigos e manuscritos. Quanto ao reconhecimento das concepções dos professores sobre conceitos e práticas da EA no Ensino de Ciências, através da resolução do questionário; mostrou a concordância dos mesmos em criar e utilizar atividades sobre EA, mas destacam-se as carências atreladas à formação continuada e à diversificação do planejamento didático do tema. Já a análise e descrição dos livros, selecionados através da sua disponibilidade para consulta e utilização de professores e alunos de uma escola pública do município de Ibirubá/RS, revelou que os mesmos adotam aspectos sobre meio ambiente, ainda que sejam ligados a conteúdos específicos ou série/ano de uma coleção. Diante destas premissas (contexto docente e do material didático), elaborou-se sugestões de atividades para estimular a criticidade e a reflexão às relações humanas com a esfera natural (papel semente, bioplástico e câmera pinhole). Além disso, por meio de uma ferramenta denominada Pentáculo Ambiental traçou-se o perfil de um grupo de estudantes quanto aos seus comportamentos ecosustentáveis, considerando-os, pelos dados encontrados, favoráveis ao ambiente. Da mesma forma, as concepções de meio ambiente de um grupo de estudante foram exploradas, com base na utilização de desenhos em forma de mandalas. Os elementos constituintes deste foram revelados (predominantemente compostos por itens naturais) e podem se aliar a EA e com as concepções individuais dos alunos. Por fim, esta tese, em suas diferentes facetas, denota a importância do pensar uma Ciência mais sensibilizada ancorada em parâmetros ambientais, isto é, motivada a desenvolver uma consciência crítica em prol do meio ambiente.
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